quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pão Caseiro Pérolas do Crochet

Receita do blog Pérolas do Crochet


4 tabletes de fermento biológico fresco
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 (meio) copo de óleo (+ou- 125 ml)
1 copo de leite
3 ovos
pitada de sal
+ou- 600 grs de farinha de trigo
Modo de fazer: misture o fermento com metade do açúcar até dissolver. Coloque o restante do açúcar, o óleo e misture. Junte o leite, os ovos, misture. Coloque o sal. Vá adicionando a farinha aos poucos e mexendo. Não coloque tudo de uma vez. Vá adicionando a farinha e sovando com as mãos. DEixe a massa um pouco mole. Deixe crescer por mais ou menos 1 hora no frio e meia hora no calor.
Sugestões de recheio: goiabada com coco, presunto e mussarela.
Usei a máquina de pão pra sovar a massa. Sovei duas vezes pra ficar bem macia. Dixei crescer no sol. Fiz uma doce e outra salgada.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Pão Preparado com Fermento Caseiro

Receita de pão preparado com fermento natural

October 1, 2007 · Leave a Comment

Mais receita de fermento, dessa vez com uvas. A receita é da chef Roberta Sudbrack e foi publicada na Folha. De quebra, ela dá a receita de um pão feito com o fermento.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u320241.shtml

Confira uma receita de pão preparado com fermento natural, criada pela chef Roberta Sudbrack:

Preparação do fermento

1ª etapa: Coloque 100 g de uva-passa e 500 ml de água filtrada em um vidro. Deixe o vidro fechado por cerca de 15 dias em um lugar escuro (pode ser no armário). Após este período, abra o vidro diariamente por alguns minutos para oxigenar, enquanto estiver na cozinha. Ao sair, feche o vidro novamente. Com o tempo, a mistura apresentará uma espécie de bolor na parte de cima (Dica: a mistura deve ficar com um cheiro que lembra cerveja ou fermento biológico e, ao abrir o vidro, você ouvirá um barulho de vácuo, como quando abre um vidro de palmito hermeticamente fechado)

2ª etapa: Depois desse período, coe a água resultante e junte de 200 g a 300 g de farinha de trigo, aproximadamente _a massa deve ficar com a consistência de uma esponja. Guarde-a em uma vasilha fechada. Deixe a massa descansar por uns três dias, ou mais, sem mexer, até que ela dobre de tamanho. Esse processo poderá levar de cinco a seis dias

3ª etapa: Quando a massa tiver dobrado de tamanho, separe metade para preparar a primeira fornada de pão _se tiver 500 g de massa madre, use 250 g e guarde os 250 g restantes. Aos 250 g restantes de massa madre, acrescente 250 ml de água e 250 g de farinha. Alimente a massa, no mínimo, a cada dois dias, sempre acrescentando a mesma quantidade de água e farinha na massa que sobrar, ou seja, se a massa restante for 250 g, utilize essa mesma quantidade de água e de farinha. Se quiser desacelerar um pouco o processo, mantenha a massa madre na geladeira e a alimente com menos freqüência

Para fazer o pão

INGREDIENTES

750 g de farinha de trigo

15 g de sal

300 g de fermento natural

450 ml de água gelada

PREPARO

Misture a farinha de trigo e o sal. Dissolva o fermento na água. Misture todos os ingredientes e bata na batedeira com o garfo próprio para massas, por cerca de oito minutos. Molde o pão e coloque-o em uma assadeira

Cubra com pano úmido e deixe fermentar por mais ou menos seis horas. Faça os cortes e asse em forno preaquecido por pelo menos uma hora a 250º C. Caso seu forno não tenha vapor, coloque um recipiente com água e borrife um pouco mais de vez em quando para criar o vapor


Outra Receita de Fermento Caseiro

Veja como preparar o fermento natural em casa

October 1, 2007 · 1 Comment

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1608200730.htm

Coloque 4 ou 5 figos secos (*) e um copo e meio de água filtrada em um recipiente com tampa (de plástico ou de vidro)

Deixe o recipiente fechado e guarde-o longe da luz, em um lugar com temperatura ambiente (mais ou menos 25º C), até a mistura espumar como se fosse um Guaraná (este processo pode levar de três a quatro dias)

Coe a mistura e jogue fora os figos secos fermentados. Adicione ao líquido um copo de farinha de trigo. Misture bem com uma colher e deixe fermentar até duplicar de volume (pode demorar de um a três dias)

A mistura deve ficar espessa como uma massa de bolo. Se ficar líquida, coloque mais farinha -é o glúten da farinha que servirá de alimento para os microorganismos obtidos do figo. O fermento estará pronto quando a mistura espumar bastante e triplicar de volume (o processo de fermentação, do início ao fim, pode levar até uma semana)

Receita original postada no blog PADARIA MARACY III PALACE

terça-feira, 30 de junho de 2009

Bolo de Milho Verde


Bolo de milho verde light

Muito fofinho, ele desbanca a receita com fubá 


80 calorias por fatia

Ingredientes 
6 unidades de espiga de milho limpa
10 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
4 unidades de clara de ovo
1 xícara de chá de leite em pó desnatado
1/3 copo americano de leite de vaca desnatado
½ colher de chá de fermento.

Modo de preparo:
Ralar as espigas de milho e peneirar. Misturar o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite de vaca desnatado, gradativamente. Acrescentar a farinha de trigo, misturada ao fermento em pó e reservar. Bater as claras em neve e juntar a massa às claras. Colocar em forma de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Assar em forno médio (180 ºC) por 60 minutos. 
 

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Receita de Fermento Caseiro

No site Pumpernickel no Brasil encontrei essa receita de fermento caseiro:

materiais: 1 pote(frasco,bacia pequena) de vidro, barro ou plástico
1 colher de pau, plástica ou silicone
1 pano de prato branco limpo
ingredientes: 200 gramas de farinha de trigo
200 ml de água mineral
*OBS. isso é um exemplo, pode ser 300 farinha/300 água, 500/500
panificadora 1kg/1litro ou mais - use sempre 50%/50%
*OBS2. o fermento não se multiplica.
coloque esses dois ingredientes dentro do pote(frasco) e mexa muito bem.A consistência é parecida com a massa da panqueca. Cubra com o pano levemente úmido e deixa 24 horas descansando num lugar quente, de preferência a cozinha que é o lugar mais aquecido da casa.(em cima do armário)
SEGUNDO DIA: jogue fora metade da mistura e adiciona mais 200 g de farinha e 200 ml de água. Mexa sempre que lembrar.
TERCEIRO DIA: a mistura comeca a aparecer bolhas.É o dióxido de carbono que o fermento esta gerando. Jogue fora metade e adicione farinha e água. Mexa bastante, cobre e deixa descansar. Mexa ocasionalmente.
QUARTO DIA: repita o ritual anterior.
QUINTO DIA: aqui deverá surgir um líquido escuro, os padeiros europeus chamam de hooch. Não se preocupe, mexa tudo, jogue metade fora e alimente seu fermento novamente repetindo todo processo.
SEXTO DIA: o fermento deverá estar mais encorpado(consistente).repita o ritual.
SÉTIMO DIA: neste momento ele esta bem mais grosso, ligeiramente amarelado e espumando bastante quando você mexe. Está pronto para o uso!
# O PROCESSO DEPENDERÁ DA TEMPERATURA DO LUGAR QUE VOCÊ RESIDE. PODERÁ ATRASAR, OCORRER COMO DESCRITO OU ATÉ MESMO ADIANTAR-SE.
- SE NÃO QUISER JOGAR METADE FORA, NÃO TEM PROBLEMA.SÓ TERÁ QUE COMECAR NUM RECIPIENTE MAIOR.(se usar na panificadora não há necessidade de colocar fora uma metade)
BEM, ESTE É O MOMENTO DE FAZER DUAS ESCOLHAS:
PRIMEIRA: usar o fermento todos os dias e alimentá-lo diariamente tambem.
SEGUNDA: ou/ usá-lo esporadicamente, guardá-lo no refrigerador e alimentá-lo semanalmente. Não use tampa, cubra com papel"filme"ou outro plástico qualquer e faca minúsculos furinhos.
# QUANDO RETIRÁ-LO DO REFRIGERADOR DEIXE-O VOLTAR À TEMPERATURA AMBIENTE NATURALMENTE. MEXA BASTANTE, E ELE ESTARÁ ATIVO NOVAMENTE(longe do sol)

DICAS/ CURIOSIDADES

*NUNCA USE OBJETOS DE METAL, IRÁ MATAR A CULTURA
*NUNCA EXPONHA DIRETAMENTE O FERMENTO AO SOL
*O FERMENTO CASEIRO FEITO COM FARINHA DE CENTEIO É MUITO MAIS ATIVO, FAZENDO O PÃO CRESCER MAIS RÁPIDO SENDO QUASE IGUAL AO FERMENTO COMERCIAL. O PROCESSO É O MESMO. EU USO OS DOIS, POIS ADORO PÃO DE CENTEIO.
*SEMPRE REPONHA AS QUANTIDADES QUE FORAM TIRADAS. SE EU PRECISO USAR 1 XICARA DA RECEITA, EU FACO ASSIM: COLOCO O FERMENTO DO VIDRO EM UMA BACIA, ACRESCENTO 50 GRAMAS DE FARINHA E 50 ML DE ÁGUA(UMA XICARA TEM MAIS OU MENOS 100 GRAMAS). APROVEITO LAVO O VIDRO, DEIXO A QUANTIDADE QUE SERÁ USADA E GUARDO O RESTANTE. É BASTANTE PRÁTICO.
*O USO DE FRUTAS OU VEGETAIS NÃO É NECESSÁRIO. ALÉM DE DEIXAR UM CHEIRO INSUPORTÁVEL, IMAGINE COMO FICA O GOSTO DO PÃO?
*NÃO COLOQUE ACUCAR NO SEU FERMENTO(COMO JÁ LI POR AÍ). VOCÊ QUER FAZER SÓ PÃO DOCE? COLOQUE ACUCAR SE A RECEITA PEDIR.(NA QUANTIA DE FERMENTO USADA)
*QUANDO PRONTO O FERMENTO CASEIRO TEM UM PH POR VOLTA DE 4,2 %, ENQUANTO O COMERCIAL É DE 5,4%. POR ISSO É MAIS DEMORADO. MAS PARA FAZER PÃES ARTESANAIS, QUEM TEM PRESSA?
*USE DE 30 À 40% NA RECEITA.
*EM TEMPERATURA DE 28 A 34 GRAUS O PÃO LEVA DE 4 A 6 HORAS PARA CRESCER. JÁ ME OCORREU DE CRESCER EM 2 HORAS COM CENTEIO NA EXECUCÃO DE UM PÃO ALEMÃO. MAS, JÁ PRESENCIEI CASOS DE FERMENTOS NÃO MUITO ATIVOS QUE LEVARAM 12 HORAS PARA DOBRAR.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pão de Queijo de Liquidificador


Ingredientes

3 xícaras (chá) de polvilho doce
100g de queijo ralado
3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
sal a gosto

Modo de Preparo

Bater tudo no liquidificador e por em forminhas untadas com óleo.

Só assar

Bolinho de Chuva Salgado



Por Janaína


1 ovo
- 1 colher (café) de sal
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ³/4 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Preparo: Bata o ovo, misture o sal e o leite muito bem. Acrescente o queijo ralado, o fermento, a margarina e a farinha e amasse bem com as mãos. A massa vai ficar homegênea e macia. Modele bolinhas e frite em óleo não muito quente até dourar.

Variações: Com cebola: acrescentar aos líquidos cerca de 2 colheres de sopa de cebola em cubinhos pequenos e orégano a gosto.
- Com queijo: rechear as bolinhas com cubinhos de muçarela e orégano.

Bertalha Escaldada


Coloque água para ferver com um pouco de sal, quando a água estiver fervendo adicione a bertalha escaldada com os talos e folhas. Deixe cozinhar de 2 a 5 minutos ou até que as verduras mudem de cor. Retire da panela, coloque para esfriar, retire o excesso de água, corte e tempere com shoyu, azeite, limão, semente de linhaça ou gergelim com tahine, misso...

PS: Pode ser feito com várias verduras diferentes: rúcula, chicória, couve, espinafre, agrião...
----------------------------------------

----------------------------------------------------------------------
www.culinariacomgosto.blogspot.com

Legumes Assados com Azeite de Ervas


Por Vanessa

1 berinjela pequena
1 abobrinha verde
1 tomate
1 cebola roxa
150ml de azeite
10g de manjericão
10g de cebolinha verde
10g de salsinha
sal e pimenta do reino

Cortar os legumes em rodelas (a cebola deve ser cortada bem fina).
Deixar a berinjela de molho em água e sal enquanto o azeite é preparado.
Bata no liqüidificador o azeite com as ervas.
Untar um pirex com azeite.
Dispor os legumes no pirex, temperar com sal e pimenta do reino.
Regar com o azeite de ervas e levar ao forno atá que os legumes fiquem macios (al dente).

Salada de Arroz Integral


Por Vanessa
1 1/2 xícara de arroz integral
1 cebola picada
sal
1/2 pimentão vermelho picado
2 colheres (sopa) de azeitona verde picada
2 colheres (sopa) de azeitona preta picada
200g de peito de peru defumado picado
4 colheres (sopa) de castanha do pará picada
2 colheres (sopa) de salsa picada

Molho:
2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu) light
1/2 xícara de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
1 dente de alho
sal e pimenta do reino

Cozinhe o arroz em panela de pressão a mesma quantidade de água em relação ao arroz e 1 colher (chá) de sal, por 30/ 35 minutos na panela de pressão.
Deixe que esfrie, acrescente os demais ingredientes e o molho.
Misture bem antes de servir.

Salada de Grão de Bico e Atum


Por Vanessa

grão de bico cozido a gosto
sumo de limão a gosto
sal e pimenta síria a gosto
hortelã picada a gosto
atum em pedaços na água a gosto
azeite a gosto

Tempere o grão de bico com limão, sal e pimenta síria.

Adicione o atum e hortelã.

Regue com azeite.

Tabule


Por Vanessa
1 xícara de trigo para quibe
1 cebola picada
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão verde picado
1 xícara de salsa picada
1 xícara de hortelã picada
1 xícara de cebolinha picada
1/4 xícara de suco de limão
azeite
sal e pimenta síria

Lavar o trigo, deixar de molho em água por 15 minutos e escorrer. Espremer bem, com as mãos, até retirar toda a água.
Misturar o trigo com os outros ingredientes. Temperara com o suco de limão, sal, pimenta síria e azeite.

Salada de Feijão Fradinho



Por Vanessa

250g de feijão fradinho cozido
1 pimentão vermelho picadinho
1 pimentão verde picadinho
4 tomates-cereja cortados em 4
1 cebola picadinha
1 xícara de salsinha picadinha
½ xícara de alho-poró em rodelas fininhas
¼ xícara de azeitona verde picadinha
¼ xícara de azeitona preta picadinha
1 lata de atum desfiado
4 ovos cozidos
sal, pimenta do reino e azeite

Misture todos os ingredientes.

OBS: pode substituir o atum por bacalhau, ou frango assado e desfiado, ou presunto picado.

Salada do Brunch


Por Vanessa

folhas verdes variadas
alho-poró em fatias finas
nozes picadas
queijo gorgonzola picado
presunto de parma em pedaços
azeite

Misture tudo muito bem, pode usar a mão para ficar por igual.

Molho:
iogurte natural
mostarda
azeite
mel
folhas de hortelã

Misture tudo muito bem e jogue por cima da salada. (se preferir pode deixar o molho numa molheira).
------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
www.culinariacomgosto.blogspot.com

  © Template Recipes by Emporium Digital 2008

TOP