terça-feira, 30 de junho de 2009

Bolo de Milho Verde


Bolo de milho verde light

Muito fofinho, ele desbanca a receita com fubá 


80 calorias por fatia

Ingredientes 
6 unidades de espiga de milho limpa
10 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
4 unidades de clara de ovo
1 xícara de chá de leite em pó desnatado
1/3 copo americano de leite de vaca desnatado
½ colher de chá de fermento.

Modo de preparo:
Ralar as espigas de milho e peneirar. Misturar o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite de vaca desnatado, gradativamente. Acrescentar a farinha de trigo, misturada ao fermento em pó e reservar. Bater as claras em neve e juntar a massa às claras. Colocar em forma de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Assar em forno médio (180 ºC) por 60 minutos. 
 

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Receita de Fermento Caseiro

No site Pumpernickel no Brasil encontrei essa receita de fermento caseiro:

materiais: 1 pote(frasco,bacia pequena) de vidro, barro ou plástico
1 colher de pau, plástica ou silicone
1 pano de prato branco limpo
ingredientes: 200 gramas de farinha de trigo
200 ml de água mineral
*OBS. isso é um exemplo, pode ser 300 farinha/300 água, 500/500
panificadora 1kg/1litro ou mais - use sempre 50%/50%
*OBS2. o fermento não se multiplica.
coloque esses dois ingredientes dentro do pote(frasco) e mexa muito bem.A consistência é parecida com a massa da panqueca. Cubra com o pano levemente úmido e deixa 24 horas descansando num lugar quente, de preferência a cozinha que é o lugar mais aquecido da casa.(em cima do armário)
SEGUNDO DIA: jogue fora metade da mistura e adiciona mais 200 g de farinha e 200 ml de água. Mexa sempre que lembrar.
TERCEIRO DIA: a mistura comeca a aparecer bolhas.É o dióxido de carbono que o fermento esta gerando. Jogue fora metade e adicione farinha e água. Mexa bastante, cobre e deixa descansar. Mexa ocasionalmente.
QUARTO DIA: repita o ritual anterior.
QUINTO DIA: aqui deverá surgir um líquido escuro, os padeiros europeus chamam de hooch. Não se preocupe, mexa tudo, jogue metade fora e alimente seu fermento novamente repetindo todo processo.
SEXTO DIA: o fermento deverá estar mais encorpado(consistente).repita o ritual.
SÉTIMO DIA: neste momento ele esta bem mais grosso, ligeiramente amarelado e espumando bastante quando você mexe. Está pronto para o uso!
# O PROCESSO DEPENDERÁ DA TEMPERATURA DO LUGAR QUE VOCÊ RESIDE. PODERÁ ATRASAR, OCORRER COMO DESCRITO OU ATÉ MESMO ADIANTAR-SE.
- SE NÃO QUISER JOGAR METADE FORA, NÃO TEM PROBLEMA.SÓ TERÁ QUE COMECAR NUM RECIPIENTE MAIOR.(se usar na panificadora não há necessidade de colocar fora uma metade)
BEM, ESTE É O MOMENTO DE FAZER DUAS ESCOLHAS:
PRIMEIRA: usar o fermento todos os dias e alimentá-lo diariamente tambem.
SEGUNDA: ou/ usá-lo esporadicamente, guardá-lo no refrigerador e alimentá-lo semanalmente. Não use tampa, cubra com papel"filme"ou outro plástico qualquer e faca minúsculos furinhos.
# QUANDO RETIRÁ-LO DO REFRIGERADOR DEIXE-O VOLTAR À TEMPERATURA AMBIENTE NATURALMENTE. MEXA BASTANTE, E ELE ESTARÁ ATIVO NOVAMENTE(longe do sol)

DICAS/ CURIOSIDADES

*NUNCA USE OBJETOS DE METAL, IRÁ MATAR A CULTURA
*NUNCA EXPONHA DIRETAMENTE O FERMENTO AO SOL
*O FERMENTO CASEIRO FEITO COM FARINHA DE CENTEIO É MUITO MAIS ATIVO, FAZENDO O PÃO CRESCER MAIS RÁPIDO SENDO QUASE IGUAL AO FERMENTO COMERCIAL. O PROCESSO É O MESMO. EU USO OS DOIS, POIS ADORO PÃO DE CENTEIO.
*SEMPRE REPONHA AS QUANTIDADES QUE FORAM TIRADAS. SE EU PRECISO USAR 1 XICARA DA RECEITA, EU FACO ASSIM: COLOCO O FERMENTO DO VIDRO EM UMA BACIA, ACRESCENTO 50 GRAMAS DE FARINHA E 50 ML DE ÁGUA(UMA XICARA TEM MAIS OU MENOS 100 GRAMAS). APROVEITO LAVO O VIDRO, DEIXO A QUANTIDADE QUE SERÁ USADA E GUARDO O RESTANTE. É BASTANTE PRÁTICO.
*O USO DE FRUTAS OU VEGETAIS NÃO É NECESSÁRIO. ALÉM DE DEIXAR UM CHEIRO INSUPORTÁVEL, IMAGINE COMO FICA O GOSTO DO PÃO?
*NÃO COLOQUE ACUCAR NO SEU FERMENTO(COMO JÁ LI POR AÍ). VOCÊ QUER FAZER SÓ PÃO DOCE? COLOQUE ACUCAR SE A RECEITA PEDIR.(NA QUANTIA DE FERMENTO USADA)
*QUANDO PRONTO O FERMENTO CASEIRO TEM UM PH POR VOLTA DE 4,2 %, ENQUANTO O COMERCIAL É DE 5,4%. POR ISSO É MAIS DEMORADO. MAS PARA FAZER PÃES ARTESANAIS, QUEM TEM PRESSA?
*USE DE 30 À 40% NA RECEITA.
*EM TEMPERATURA DE 28 A 34 GRAUS O PÃO LEVA DE 4 A 6 HORAS PARA CRESCER. JÁ ME OCORREU DE CRESCER EM 2 HORAS COM CENTEIO NA EXECUCÃO DE UM PÃO ALEMÃO. MAS, JÁ PRESENCIEI CASOS DE FERMENTOS NÃO MUITO ATIVOS QUE LEVARAM 12 HORAS PARA DOBRAR.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pão de Queijo de Liquidificador


Ingredientes

3 xícaras (chá) de polvilho doce
100g de queijo ralado
3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
sal a gosto

Modo de Preparo

Bater tudo no liquidificador e por em forminhas untadas com óleo.

Só assar

Bolinho de Chuva Salgado



Por Janaína


1 ovo
- 1 colher (café) de sal
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- ³/4 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Preparo: Bata o ovo, misture o sal e o leite muito bem. Acrescente o queijo ralado, o fermento, a margarina e a farinha e amasse bem com as mãos. A massa vai ficar homegênea e macia. Modele bolinhas e frite em óleo não muito quente até dourar.

Variações: Com cebola: acrescentar aos líquidos cerca de 2 colheres de sopa de cebola em cubinhos pequenos e orégano a gosto.
- Com queijo: rechear as bolinhas com cubinhos de muçarela e orégano.

Bertalha Escaldada


Coloque água para ferver com um pouco de sal, quando a água estiver fervendo adicione a bertalha escaldada com os talos e folhas. Deixe cozinhar de 2 a 5 minutos ou até que as verduras mudem de cor. Retire da panela, coloque para esfriar, retire o excesso de água, corte e tempere com shoyu, azeite, limão, semente de linhaça ou gergelim com tahine, misso...

PS: Pode ser feito com várias verduras diferentes: rúcula, chicória, couve, espinafre, agrião...
----------------------------------------

----------------------------------------------------------------------
www.culinariacomgosto.blogspot.com

Legumes Assados com Azeite de Ervas


Por Vanessa

1 berinjela pequena
1 abobrinha verde
1 tomate
1 cebola roxa
150ml de azeite
10g de manjericão
10g de cebolinha verde
10g de salsinha
sal e pimenta do reino

Cortar os legumes em rodelas (a cebola deve ser cortada bem fina).
Deixar a berinjela de molho em água e sal enquanto o azeite é preparado.
Bata no liqüidificador o azeite com as ervas.
Untar um pirex com azeite.
Dispor os legumes no pirex, temperar com sal e pimenta do reino.
Regar com o azeite de ervas e levar ao forno atá que os legumes fiquem macios (al dente).

Salada de Arroz Integral


Por Vanessa
1 1/2 xícara de arroz integral
1 cebola picada
sal
1/2 pimentão vermelho picado
2 colheres (sopa) de azeitona verde picada
2 colheres (sopa) de azeitona preta picada
200g de peito de peru defumado picado
4 colheres (sopa) de castanha do pará picada
2 colheres (sopa) de salsa picada

Molho:
2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu) light
1/2 xícara de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
1 dente de alho
sal e pimenta do reino

Cozinhe o arroz em panela de pressão a mesma quantidade de água em relação ao arroz e 1 colher (chá) de sal, por 30/ 35 minutos na panela de pressão.
Deixe que esfrie, acrescente os demais ingredientes e o molho.
Misture bem antes de servir.

Salada de Grão de Bico e Atum


Por Vanessa

grão de bico cozido a gosto
sumo de limão a gosto
sal e pimenta síria a gosto
hortelã picada a gosto
atum em pedaços na água a gosto
azeite a gosto

Tempere o grão de bico com limão, sal e pimenta síria.

Adicione o atum e hortelã.

Regue com azeite.

Tabule


Por Vanessa
1 xícara de trigo para quibe
1 cebola picada
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão verde picado
1 xícara de salsa picada
1 xícara de hortelã picada
1 xícara de cebolinha picada
1/4 xícara de suco de limão
azeite
sal e pimenta síria

Lavar o trigo, deixar de molho em água por 15 minutos e escorrer. Espremer bem, com as mãos, até retirar toda a água.
Misturar o trigo com os outros ingredientes. Temperara com o suco de limão, sal, pimenta síria e azeite.

Salada de Feijão Fradinho



Por Vanessa

250g de feijão fradinho cozido
1 pimentão vermelho picadinho
1 pimentão verde picadinho
4 tomates-cereja cortados em 4
1 cebola picadinha
1 xícara de salsinha picadinha
½ xícara de alho-poró em rodelas fininhas
¼ xícara de azeitona verde picadinha
¼ xícara de azeitona preta picadinha
1 lata de atum desfiado
4 ovos cozidos
sal, pimenta do reino e azeite

Misture todos os ingredientes.

OBS: pode substituir o atum por bacalhau, ou frango assado e desfiado, ou presunto picado.

Salada do Brunch


Por Vanessa

folhas verdes variadas
alho-poró em fatias finas
nozes picadas
queijo gorgonzola picado
presunto de parma em pedaços
azeite

Misture tudo muito bem, pode usar a mão para ficar por igual.

Molho:
iogurte natural
mostarda
azeite
mel
folhas de hortelã

Misture tudo muito bem e jogue por cima da salada. (se preferir pode deixar o molho numa molheira).
------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
www.culinariacomgosto.blogspot.com

Salada Conchinha



450g de atum em lascas
150g de azeitonas verdes picadas
150g de azeitonas pretas picadas
100g de cebola roxa fatiada
125g de milho em conserva
125g de ervilha congelada
½ xícara de alcaparras
½ alho-poró em fatias fininhas
1 alface roxa
1 agrião
1 alface americana
100g de pimentão vermelho fatiado
100g de cenoura crua ralada
salsinha picada

Molho:
10ml de vinagre balsâmico
30ml de vinagre de vinho branco
80ml de azeite extra virgem
20g de mostarda Dijon
10ml de água
20g de cebola ralada
sal e pimenta do reino

Lavar e higienizar os ingredientes. Rasgar as folhas grosseiramente, menos a alface americana.
Desfolhar a alface americana.
Misturar todos os ingredientes e adicionar o molho misturando bem.
Molho: misturar a cebola, azeite, vinagre de vinho, vinagre balsâmico, mostarda, água, sal e pimenta do reino.
Servir a salada dentro da folha de alface americana.
------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

www.culinariacomgosto.blogspot.com

Frango ao Catupiry


Por Vanessa

2 peitos de frango
sal
1 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande picada
4 tomates picados
½ pimentão vermelho picado
½ pimentão verde picado
1 colher (sopa) de catchup
pimenta-do-reino
molho inglês
azeitona verde picada
½ lata de creme de leite
salsinha picada
1 caixa de catupiry

Cozinhe o frango em água e sal, junto com a cebola e o alho. Depois de cozido, escorra e desfie. Aqueça a manteiga e frite a cebola até murchar. Junte o frango desfiado e refogue. Bata os tomates no liquidificador, peneire e acrescente ao frango. Adicione o catchup, a pimenta, o molho inglês, a azeitona picada, os pimentões e mexa bem. Retire a panela do fogo e acrescente o creme de leite e a salsinha. Misture. Forre uma fôrma refratária com catupiry. Coloque o frango e, por cima, arrume o restante do catupiry em pedaços. Leve ao forno até derreter o catupiry. Sirva bem quente, como prato único.

Bobó de Frango


Por Vanessa

1kg de aipim, cozido em água com sal
1kg de tomate
1kg de cebola
1kg de pimentão
Cheiro verde
2kg de peito de frango
2 litros de leite de côco
Manteiga
Massa de tomate
Azeite

Cozinhe o aipim em água e sal e passe pela peneira com leite de coco.
Pique o tomate, a cebola e o pimentão e refogue com manteiga.
Coloque a massa de tomate e deixe cozinhar.
Corte o peito de frango em cubinhos, tempere com alho e sal e frite com
azeite.
Depois colocar no molho de tomate e por último o creme de aipim e
depois o cheiro verde.

  © Template Recipes by Emporium Digital 2008

TOP