quarta-feira, 10 de março de 2010
Arroz com carne de porco
Postado por Sonia Domingues às 02:38 0 comentários
Marcadores: arroz, carne de porco
Moqueca de peixe
Badejo Limão Alho picado Sal Pimenta-do-reino Cebola picada Azeite Pimentão vermelho em juliana Tomates picados e sem pele Leite de coco Coentro Pimenta-malagueta Azeite de dendê Arroz Salsinha | 1 kg 1 3 dentes a gosto 1 quantidade necessária a gosto 1 2 1 xícara (chá) a gosto a gosto a gosto quantidade necessária a gosto |
Passos
Importante
- A panela de barro demora alguns minutos para esquentar, mas depois conserva o calor, tanto que continua cozinhando os alimentos mesmo com o fogo apagado.
- O badejo pode ser substituído por outro peixe de carne firme, para não desmanchar durante o cozimento.
- Fonte: Bem Simples
Postado por Sonia Domingues às 02:20 0 comentários
Marcadores: moqueca
segunda-feira, 8 de março de 2010
Pudim de padaria
Calda
1 xícara(s) (chá) de açúcar
3 unidade(s) de ovo
4 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
1/2 litro(s) de leite fervente
| Calda | |
| 1 - Acenda o forno no máximo e coloque lá dentro uma forma com uns dois dedos de água fria. Verifique, antes, se sua forma de pudim cabe lá dentro. Coloque o açúcar numa panela, junte 1 xícara de café de água, mexa bem para dissolver o melhor possível o açúcar e leve ao fogo. Não mexa mais com a colher. 2 - Quando a calda estiver de um dourado escuro, tire do fogo e, com o auxílio de uma colher, caramelize uma forma de pudim, isto é, espalhe a calda em toda a forma, sem esquecer o cone central. Reserve. | |
| Pudim | |
| 3 - Coloque no liquidificador os ovos e o açúcar e bata por 5 minutos, até que esteja bem fofo e claro. Junte a farinha de trigo, colher por colher, sempre batendo e, por fim, o leite fervendo, aos poucos. Continue batendo por mais uns dois minutos. 4 - Despeje a massa obtida, quase líquida, na forma caramelizada. Leve ao forno, colocando dentro da forma que estará com água fervendo. Deixe por cerca de 50 minutos a uma hora, até que esteja bem dourado. 5 - Retire ainda quente, para que a calda não se solidifique. Se deixar esfriar, vai perder a calda e o pudim ficará seco, além de mais difícil de tirar. Não tenha medo, pois este pudim é muito mais firme que o de leite condensado e vai sair sem problemas. | |
Postado por Sonia Domingues às 16:14 1 comentários
Marcadores: pudim
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Pão Caseiro Pérolas do Crochet
Receita do blog Pérolas do Crochet
Postado por Sonia Domingues às 01:05 0 comentários
Marcadores: pão caseiro
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Pão Preparado com Fermento Caseiro
Mais receita de fermento, dessa vez com uvas. A receita é da chef Roberta Sudbrack e foi publicada na Folha. De quebra, ela dá a receita de um pão feito com o fermento. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u320241.shtml Preparação do fermento 1ª etapa: Coloque 100 g de uva-passa e 500 ml de água filtrada em um vidro. Deixe o vidro fechado por cerca de 15 dias em um lugar escuro (pode ser no armário). Após este período, abra o vidro diariamente por alguns minutos para oxigenar, enquanto estiver na cozinha. Ao sair, feche o vidro novamente. Com o tempo, a mistura apresentará uma espécie de bolor na parte de cima (Dica: a mistura deve ficar com um cheiro que lembra cerveja ou fermento biológico e, ao abrir o vidro, você ouvirá um barulho de vácuo, como quando abre um vidro de palmito hermeticamente fechado) 2ª etapa: Depois desse período, coe a água resultante e junte de 200 g a 300 g de farinha de trigo, aproximadamente _a massa deve ficar com a consistência de uma esponja. Guarde-a em uma vasilha fechada. Deixe a massa descansar por uns três dias, ou mais, sem mexer, até que ela dobre de tamanho. Esse processo poderá levar de cinco a seis dias 3ª etapa: Quando a massa tiver dobrado de tamanho, separe metade para preparar a primeira fornada de pão _se tiver 500 g de massa madre, use 250 g e guarde os 250 g restantes. Aos 250 g restantes de massa madre, acrescente 250 ml de água e 250 g de farinha. Alimente a massa, no mínimo, a cada dois dias, sempre acrescentando a mesma quantidade de água e farinha na massa que sobrar, ou seja, se a massa restante for 250 g, utilize essa mesma quantidade de água e de farinha. Se quiser desacelerar um pouco o processo, mantenha a massa madre na geladeira e a alimente com menos freqüência Para fazer o pão INGREDIENTES 750 g de farinha de trigo 15 g de sal 300 g de fermento natural 450 ml de água gelada PREPARO Misture a farinha de trigo e o sal. Dissolva o fermento na água. Misture todos os ingredientes e bata na batedeira com o garfo próprio para massas, por cerca de oito minutos. Molde o pão e coloque-o em uma assadeira Cubra com pano úmido e deixe fermentar por mais ou menos seis horas. Faça os cortes e asse em forno preaquecido por pelo menos uma hora a 250º C. Caso seu forno não tenha vapor, coloque um recipiente com água e borrife um pouco mais de vez em quando para criar o vaporReceita de pão preparado com fermento natural
October 1, 2007 · Leave a Comment
Confira uma receita de pão preparado com fermento natural, criada pela chef Roberta Sudbrack:
Postado por Sonia Domingues às 16:30 0 comentários
Marcadores: fermento
Outra Receita de Fermento Caseiro
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1608200730.htm Coloque 4 ou 5 figos secos (*) e um copo e meio de água filtrada em um recipiente com tampa (de plástico ou de vidro) Deixe o recipiente fechado e guarde-o longe da luz, em um lugar com temperatura ambiente (mais ou menos 25º C), até a mistura espumar como se fosse um Guaraná (este processo pode levar de três a quatro dias) Coe a mistura e jogue fora os figos secos fermentados. Adicione ao líquido um copo de farinha de trigo. Misture bem com uma colher e deixe fermentar até duplicar de volume (pode demorar de um a três dias) A mistura deve ficar espessa como uma massa de bolo. Se ficar líquida, coloque mais farinha -é o glúten da farinha que servirá de alimento para os microorganismos obtidos do figo. O fermento estará pronto quando a mistura espumar bastante e triplicar de volume (o processo de fermentação, do início ao fim, pode levar até uma semana)Veja como preparar o fermento natural em casa
October 1, 2007 · 1 Comment
Postado por Sonia Domingues às 16:25 0 comentários
Marcadores: fermento
terça-feira, 30 de junho de 2009
Bolo de Milho Verde
Bolo de milho verde light
Muito fofinho, ele desbanca a receita com fubá
6 unidades de espiga de milho limpa
10 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
4 unidades de clara de ovo
1 xícara de chá de leite em pó desnatado
1/3 copo americano de leite de vaca desnatado
½ colher de chá de fermento.
Ralar as espigas de milho e peneirar. Misturar o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite de vaca desnatado, gradativamente. Acrescentar a farinha de trigo, misturada ao fermento em pó e reservar. Bater as claras em neve e juntar a massa às claras. Colocar em forma de 25 cm de diâmetro, untada e polvilhada. Assar em forno médio (180 ºC) por 60 minutos.
Postado por Sonia Domingues às 14:33 0 comentários
Marcadores: milho
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Receita de Fermento Caseiro
No site Pumpernickel no Brasil encontrei essa receita de fermento caseiro:
1 colher de pau, plástica ou silicone
1 pano de prato branco limpo
ingredientes: 200 gramas de farinha de trigo
200 ml de água mineral
*OBS. isso é um exemplo, pode ser 300 farinha/300 água, 500/500
panificadora 1kg/1litro ou mais - use sempre 50%/50%
*OBS2. o fermento não se multiplica.
coloque esses dois ingredientes dentro do pote(frasco) e mexa muito bem.A consistência é parecida com a massa da panqueca. Cubra com o pano levemente úmido e deixa 24 horas descansando num lugar quente, de preferência a cozinha que é o lugar mais aquecido da casa.(em cima do armário)
SEGUNDO DIA: jogue fora metade da mistura e adiciona mais 200 g de farinha e 200 ml de água. Mexa sempre que lembrar.
TERCEIRO DIA: a mistura comeca a aparecer bolhas.É o dióxido de carbono que o fermento esta gerando. Jogue fora metade e adicione farinha e água. Mexa bastante, cobre e deixa descansar. Mexa ocasionalmente.
QUARTO DIA: repita o ritual anterior.
QUINTO DIA: aqui deverá surgir um líquido escuro, os padeiros europeus chamam de hooch. Não se preocupe, mexa tudo, jogue metade fora e alimente seu fermento novamente repetindo todo processo.
SEXTO DIA: o fermento deverá estar mais encorpado(consistente).repita o ritual.
SÉTIMO DIA: neste momento ele esta bem mais grosso, ligeiramente amarelado e espumando bastante quando você mexe. Está pronto para o uso!
# O PROCESSO DEPENDERÁ DA TEMPERATURA DO LUGAR QUE VOCÊ RESIDE. PODERÁ ATRASAR, OCORRER COMO DESCRITO OU ATÉ MESMO ADIANTAR-SE.
- SE NÃO QUISER JOGAR METADE FORA, NÃO TEM PROBLEMA.SÓ TERÁ QUE COMECAR NUM RECIPIENTE MAIOR.(se usar na panificadora não há necessidade de colocar fora uma metade)
BEM, ESTE É O MOMENTO DE FAZER DUAS ESCOLHAS:
PRIMEIRA: usar o fermento todos os dias e alimentá-lo diariamente tambem.
SEGUNDA: ou/ usá-lo esporadicamente, guardá-lo no refrigerador e alimentá-lo semanalmente. Não use tampa, cubra com papel"filme"ou outro plástico qualquer e faca minúsculos furinhos.
# QUANDO RETIRÁ-LO DO REFRIGERADOR DEIXE-O VOLTAR À TEMPERATURA AMBIENTE NATURALMENTE. MEXA BASTANTE, E ELE ESTARÁ ATIVO NOVAMENTE(longe do sol)
DICAS/ CURIOSIDADES
*NUNCA USE OBJETOS DE METAL, IRÁ MATAR A CULTURA
*NUNCA EXPONHA DIRETAMENTE O FERMENTO AO SOL
*O FERMENTO CASEIRO FEITO COM FARINHA DE CENTEIO É MUITO MAIS ATIVO, FAZENDO O PÃO CRESCER MAIS RÁPIDO SENDO QUASE IGUAL AO FERMENTO COMERCIAL. O PROCESSO É O MESMO. EU USO OS DOIS, POIS ADORO PÃO DE CENTEIO.
*SEMPRE REPONHA AS QUANTIDADES QUE FORAM TIRADAS. SE EU PRECISO USAR 1 XICARA DA RECEITA, EU FACO ASSIM: COLOCO O FERMENTO DO VIDRO EM UMA BACIA, ACRESCENTO 50 GRAMAS DE FARINHA E 50 ML DE ÁGUA(UMA XICARA TEM MAIS OU MENOS 100 GRAMAS). APROVEITO LAVO O VIDRO, DEIXO A QUANTIDADE QUE SERÁ USADA E GUARDO O RESTANTE. É BASTANTE PRÁTICO.
*O USO DE FRUTAS OU VEGETAIS NÃO É NECESSÁRIO. ALÉM DE DEIXAR UM CHEIRO INSUPORTÁVEL, IMAGINE COMO FICA O GOSTO DO PÃO?
*NÃO COLOQUE ACUCAR NO SEU FERMENTO(COMO JÁ LI POR AÍ). VOCÊ QUER FAZER SÓ PÃO DOCE? COLOQUE ACUCAR SE A RECEITA PEDIR.(NA QUANTIA DE FERMENTO USADA)
*QUANDO PRONTO O FERMENTO CASEIRO TEM UM PH POR VOLTA DE 4,2 %, ENQUANTO O COMERCIAL É DE 5,4%. POR ISSO É MAIS DEMORADO. MAS PARA FAZER PÃES ARTESANAIS, QUEM TEM PRESSA?
*USE DE 30 À 40% NA RECEITA.
*EM TEMPERATURA DE 28 A 34 GRAUS O PÃO LEVA DE 4 A 6 HORAS PARA CRESCER. JÁ ME OCORREU DE CRESCER EM 2 HORAS COM CENTEIO NA EXECUCÃO DE UM PÃO ALEMÃO. MAS, JÁ PRESENCIEI CASOS DE FERMENTOS NÃO MUITO ATIVOS QUE LEVARAM 12 HORAS PARA DOBRAR.
Postado por Sonia Domingues às 17:50 0 comentários
Marcadores: fermento
Pesquisar este blog
Visitem meu blog de crochet
Links
Sobre...
Minha lista de blogs
-
-
-
-
-
-
Saúde vs. magrezaHá 10 anos
-
-
Pão de caráHá 12 anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Quem sou eu
- Sonia Domingues
- Sonia Domingues, dona-de-casa, 51 anos, tenho duas filhas e um netinho.Sonho com um mundo sem injustiças sociais onde o valor de uma pessoa seja medido pelo seu caráter ,conhecimento e experiência de vida e não pela sua capacidade de obter e acumular riquezas materiais.
Inscrever Feed
Seguidores
Categorias
- acompanhamento (3)
- aipim (1)
- arroz (2)
- bacalhau (1)
- bebidas (1)
- bolinho (1)
- bolinhos (1)
- bolo (8)
- camarão (1)
- carne de porco (1)
- charque (1)
- couve-flor (1)
- fermento (3)
- fondue (1)
- forno (1)
- frango (2)
- frituras (1)
- fubá (1)
- lanches (1)
- milho (1)
- moqueca (1)
- pão caseiro (3)
- pão-de-queijo (1)
- pavê (1)
- pizza (1)
- pudim (1)
- risoto (1)
- rosquinhas (1)
- salada (6)
- salgadinho (1)
- salmão (5)
- sorvete (1)
- torta fria (1)

